top of page

   Foi no Japão feudal do segundo milênio d.C que a Arte tomou força e se estabeleceu como um estilo de combate eficiente.

   Num país dividido pelo sistema feudal, com cada feudo tendo seu próprio grupo de guerreiros "Os Samurais" o Jiu-Jitsu se tornou uma habilidade de luta necessária para a sobrevivência de combate. Mas o termo Jiu-Jitsu (jujutsu) não foi criado até o século 17 d. C., tornando-se, após esse período, um termo comum para uma grande variedade de treinamentos relacionados a luta corpo a corpo.

   O Jiu-Jitsu se desenvolveu entre os Samurais como uma maneira de derrotar sem o uso de armas um adversário armado e protegido com armadura.Por se mostrar ineficiente o ataque com espadas a um oponente com armadura, os praticantes aprenderam que os métodos mais eficazes de neutralizar um inimigo eram em de forma de imobilizações, chaves em articulações e quedas.Estas técnicas foram desenvolvidas no principio do uso da froça do adversario contra ele mesmo.

   Entretanto, com a Restauração Meiji, um movimento político que pôs fim ao sistema feudal japonês e deu início a industrialização do país, a prestigiosa classe dos samurais perdeu sua importância original.

As radicais transformações políticas, culturais e sociais que aconteceram no Japão no século 19, fizeram o Jiu-Jitsu passar de uma arte de combate respeitável para prática ilegal, enquanto o governo se esforçava para repreender os combates sangrentos que estavam acontecendo entre os antigos e desempregados samurais e seus discípulos.

 

 

 

bottom of page